Psicoterapia Psicanalítica Relacional
A Psicoterapia é uma forma de tratamento psicológico que utiliza a palavra no contexto de uma relação interpessoal.
Existem muitos tipos de Psicoterapia, no entanto, o que diferencia esta das restantes é a importância dada à qualidade da relação estabelecida entre terapeuta-paciente e o foco atribuído às representações do inconsciente
e às experiências vividas na infância.
As representações do inconsciente e as experiências na infância são analisadas enquanto fatores determinantes para a estrutura da nossa personalidade e padrões de relacionamento.
Apesar de determinantes, não são exclusivos nem irreversíveis, na medida em que vivemos muitos acontecimentos e experiências na nossa vida que causam impacto e podem reorientar o caminho que estava a ser percorrido.
Os acontecimentos e experiências que podem reformular e reorientar o nosso caminho ocorrem no seio das novas relações afetivas. Quando estas não acontecem ou são insuficientes, a psicoterapia pode ser mesmo a única solução.
A Psicoterapia Psicanalítica Relacional guia-se pela convicção de que a mente humana só existe e se desenvolve através da interação humana.
Não existimos sem o Outro.
A mente humana é constituída por um conjunto de configurações relacionais que foram internalizadas ao longo da vida, ou seja, as nossas primeiras relações moldam a forma como nos relacionamos com os outros.
A relação terapêutica (psicólogo/a- paciente) permite criar uma nova forma de nos relacionarmos com os Outros e connosco.